Endodontia 2017-10-16T17:10:13+00:00

Project Description

O que é Endodontia?

O tratamento endodôntico ou também conhecido como tratamento de canal é a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que recebe o nome de polpa. Esta pode estar sadia ou infectada. No caso de infecção é necessário à remoção do tecido infectado, e a substituição por um material obturador.

Quais os principais sintomas?

O principal sintoma que indicam a necessidade de um tratamento de canal é:
– Dor espontânea que se inicia sem estímulo, de forma latejante, localizada em uma determinada região e que pode aumenta com o calor.
O número de sessões necessárias para a realização do tratamento pode variar muito de acordo com a intensidade de cada caso.
No tratamento de canal o dente não escurece, o que costuma acontecer é a perda do brilho, que dá um aspecto mais amarelado ao sorriso. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento ou por erro técnico.

O que poderá acontecer caso o tratamento do problema não for realizado o quanto antes?

Se o tratamento de canal não for realizado poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que terá consequências extremamente sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia na corrente sanguínea. A única solução a partir daí poderá ser a extração do total do dente.

Tratamento de Canal

O tratamento endodôntico é um procedimento utilizado na Odontologia que visa manter os dentes na arcada e consiste na substituição da polpa por um material restaurador.

Quando uma cárie que atinge a polpa (nervo do dente) é necessário realizar o tratamento do canal, que consiste na substituição do nervo por um material obturador do canal.

Antigamente, como não era comum a realização do tratamento de canal, uma vez que o dente era comprometido, tornava se necessário extraí-lo. Hoje, o mais importante é manter o dente na arcada, assim, o dente passa por um tratamento de canal e é recuperado, podendo assim exercer a sua função mastigatória normalmente.
Um dente que apresenta dor espontânea, que começa sem um estímulo, do tipo latejante, localizada e que aumenta com o calor tem a necessidade da realização do tratamento de canal. Algumas vezes a dor no dente pode ser provocada por um ponto-gatilho originado de uma disfunção da ATM (disfunção da articulação têmporomandibular), chamamos de pontos-gatilho, pois a disfunção pode referir-se a dor em um dente. Por isso, salientamos a importância de procurarmos um especialista em endodontia que fará uma avaliação criteriosa, para que não seja feito tratamento de canal desnecessariamente. O número de sessões necessárias para realizar o tratamento de canal pode variar muito. Por exemplo, se o dente apresentar uma lesão no ápice do dente. Se o tratamento de canal não for realizado, poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (corrente sanguínea).

Em nossa clinica você encontra especialistas extremamente aptos a diagnosticar o seu problema e propor a solução ideal para sua saúde bucal. Você será bem vindo a nosso clinica, para agendar uma consulto basta preencher o formulário abaixo.

Marque uma Avaliação

Descubra como podemos lhe ajudar! Ligue agora: 11 3683-3767 ou deixe uma mensagem que entraremos em contato